Dados do Trabalho
Título
PSEUDOTUMOR CEREBRAL EM MULHER JOVEM SEM COMORBIDADES PREVIAS
Introdução
INTRODUÇÃO: PSEUDOTUMOR IDIOPÁTICO É UMA PATOLOGIA RARA NA POPULAÇÃO EM GERAL, COM 0,9 CASOS PARA CADA 100 MIL PESSOAS, SENDO OCASIONADO POR UM DISTÚRBIO NA PRODUÇÃO E/OU ABSORÇÃO LIQUÓRICA CUJA FISIOPATOLOGIA AINDA NÃO ESTA TOTALMENTE COMPREENDIDA. SUA INCIDÊNCIA AUMENTA EXPONENCIALMENTE EM MULHERES DE IDADE FÉRTIL E COM SOBREPESO (19,3 CASOS PARA CADA 100 MIL PESSOAS).A CEFALEIA É O PRINCIPAL SINTOMA (98% DOS CASOS), SEGUIDO COM PERDA DE VISÃO TRANSITÓRIA (70% DOS CASOS) E ZUMBIDO PULSÁTIL ( 60% DOS CASOS).
Objetivos
OBJETIVOS: EXPLICITAR A NECESSIDADE DO CONHECIMENTO DESSA PATOLOGIA POR PROFISSIONAIS MÉDICOS, TENDO EM VISTA A INTERDISCIPLINA QUE DEVE OCORRER ENTRE OFTALMOLOGISTAS, CLÍNICOS E NEUROLOGISTAS TANTO NO DIAGNOSTICO QUANTO NA PROGRESSÃO. ASSIMILAR O PSEUDOTUMOR IDIOPÁTICO COMO POSSÍVEL HIPÓTESE DIAGNÓSTICA DE HIPERTENSÃO INTRACRANIANA.
Descrição do caso
DESCRIÇÃO DO CASO: FEMININA, 26 ANOS, NEGRA, SEM COMORBIDADES PRÉVIAS, COM, SOBREPESO. APRESENTOU PERDA GESTACIONAL RECENTE (9 SEMANAS DE GESTAÇÃO) E POSTERIOR CURETAGEM. EVOLUI LOGO DEPOIS DO PROCEDIMENTO COM CEFALEIA INTENSA E TURVAÇÃO VISUAL, COM PIORA NOS ÚLTIMOS 30 DIAS.FOI AVALIADA INICIALMENTE PELA OFTALMOLOGIA QUE AO FUNDO DE OLHO NOTOU PAPILEDEMA BILATERAL E ESTRELA MÁCULA E NA PUNÇÃO LIQUÓRICA LOMBAR UMA PRESSÃO DE 40 CM DE ÁGUA, FEITO ASSIM O DIAGNOSTICO DE HIPERTENSÃO INTRACRANIANA. FOI REALIZADO UMA ANGIO TOMOGRAFIA E RESSONÂNCIA NUCLEAR DE CRANIO E ÓRBITAS QUE ESTAVAM NORMAIS, TAMBÉM FOI REALIZADO SOROLOGIAS VIRAIS E BIOQUÍMICA LIQUÓRICA QUE ESTAVAM SEM ALTERAÇÕES. FOI INICIADO TRATAMENTO COM ACETAZOLAMIDA QUE OBTEVE EXCELENTE RESULTADO COM MELHORA DA ACUIDADE VISUAL, CESSANDO A CEFALEIA, NA QUAL EM 5 DIAS A PACIENTE ESTAVA DE ALTA HOSPITALAR PARA CONTINUAR TRATAMENTO EM DOMICÍLIO.
Conclusões
CONCLUSÕES: O PSEUDOTURMOR CEREBRI É UMA PATOLOGIA QUE REQUER CONHECIMENTO PRÉVIO, SENDO SEMPRE UM DIAGNÓSTICO DE EXCLUSÃO, QUE MUITAS VEZES SERÁ NEGLIGENCIADO EM OUTROS SERVIÇOS HOSPITALARES E QUE OCASIONAM SINTOMAS INCAPACITANTES PARA O PACIENTE OU ATÉ MESMO IRREVERSÍVEIS. DENOTA-SE A IMPORTÂNCIA DOS EXAMES COMPLEMENTARES, PRINCIPALMENTE A RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DE CRÂNIO PARA DESCARTAR POSSÍVEIS DIAGNÓSTICOS DIFERENCIAIS.
Palavras Chave
pseudotumor idiopático, hipertensão intracraniana, cefaleia, turvação visual, papiledema bilateral, mulher jovem, obesidade
Área
Trabalhos Científicos
Instituições
HOSPITAL MUNICIPAL MIGUEL COUTO - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
RENAN MATIAS BARBOSA, AMANDA VIANNA PEDROSA, THAIS FONTES FERREIRA, MARIEL ARAUJO LIZARRALDE, MATHEUS VASCONCELOS FERREIRA