Dados do Trabalho


Título

HIPERBILIRRUBINEMIA EM JOVEM ADULTO USUARIO DE ESTEROIDES ANABOLIZANTES

Introdução

Relato de caso conduzido durante a Residência Médica de Clínica Médica em ambiente hospitalar no ano de 2021.

Objetivos

O presente caso expõe e debate as repercussões clínicas do uso inadvertido de esteróides anabolizantes em adultos jovens sem comorbidades prévias. Dada a popularização desse artifício para o rápido ganho de massa muscular junto àqueles que não desempenham esportes de alto rendimento e a ausência de um acompanhamento endocrinológico adequado, inúmeros podem ser os desdobramentos desfavoráveis para o organismo do usuário, sendo alguns deles descritos neste trabalho.

Descrição do caso

Paciente masculino, 28 anos, admitido no dia 26/03/2021 na enfermaria de Clínica Médica com quadro de astenia, fadiga, icterícia e perda ponderal progressiva. Nega comorbidades, viagens recentes, alergias e história familiar relevante. Refere uso recente de Hemogenin (Oximetolona) com fins anabolizantes. Ao exame encontrava-se ictérico 4+/4+ e com abdome doloroso à palpação, sem demais alterações. Exames evidenciaram elevação de enzimas hepáticas, principalmente hiperbilirrubinemia. Realizou ultrassonografia de abdome total em 05/04/21, que apontou vesícula biliar contraída (colecistopatia alitiásica crônica?); rim direito com volume aumentado, de padrão vicariante. Rim esquerdo não visibilizado, associado a imagem cística sugestiva de ureterocele à esquerda na bexiga. Fora submetido em 06/04 a uma ressonância de abdome superior, que evidenciou os seguintes achados: fígado com dimensões no limite superior às custas do lobo direito. Vesícula biliar pouco distendida, rim direito vicariante (rim e adrenal à esquerda não delimitados). Leve proeminência da cabeça pancreática. Durante a internação hospitalar, o paciente atingiu bilirrubinemia total de 30 mg/dL, mantendo sintomatologia branda e recebendo hidratação parenteral vigorosa associada a sintomáticos de resgate. Após estabilização dos níveis séricos de bilirrubina, porém sem regressão total, recebeu alta hospitalar apresentando melhora parcial dos sintomas e da função hepática, sendo monitorado ambulatorialmente.

Conclusões

A utilização de esteroides anabolizantes sem a adequada indicação e acompanhamento pode repercutir negativamente em múltiplos pontos do metabolismo. Portanto, faz-se mister a indicação criteriosa desses fármacos na prática desportiva cotidiana e a reavaliação constante daqueles que o utilizam para mitigar riscos e potencializar os benefícios que essas drogas oferecem

Palavras Chave

Anabolizantes; Hiperbilirrubinemia; Ictéricia

Área

Trabalhos Científicos

Instituições

Fundação Hospitalar São Francisco de Assis - Minas Gerais - Brasil

Autores

ALEXANDRE SAEZ, ALICE SOARES TRINDADES, RAISSA TEIXEIRA PINTO, MIRIAN ALVES LIMA, HENRIQUE YANKOUS CICARINI