Dados do Trabalho


Título

OS DESAFIOS NO DIAGNOSTICO DE MACROAMILASEMIA: RELATO DE CASO

Introdução

Amilase e lipase séricos são exames laboratoriais solicitados de maneira rotineira em pacientes com queixa de dor abdominal no Pronto Atendimento, sobretudo no contexto de suspeita de Pancreatite aguda. No entanto, a elevação dessas enzimas não é específica de doença pancreática e pode estar elevada em pacientes com outras condições intra ou extra-abdominais, como por exemplo, a Macroamilasemia, ou por uso de alguns medicamentos.

Objetivos

Relatar o caso de uma paciente com diagnóstico de Macroamilasemia e realizar uma breve revisão sobre essa patologia.

Descrição do caso

Paciente, sexo feminino, 23 anos, com queixa de dor contínua de moderada intensidade em abdome superior. A paciente não fazia uso de medicações contínuas, sem histórico de abuso de álcool e outras drogas e sem atividade sexual ativa. Exames laboratoriais revelaram elevação isolada de amilase sérica (932 U/L) e lipase, ureia, creatinina, triglicérides e enzimas hepáticas dentro do valor de referência. A paciente foi internada com diagnóstico suspeito de Pancreatite Aguda, foi prescrito analgesia, hidratação venosa com controle eletrolítico e teve dieta oral suspensa. Ultrassonografia abdominal revelou vesícula biliar tópica, normodistendida, com paredes finas e regulares, sem evidência de cálculos e vias biliares com ausência de dilatação intra ou extra-hepática. Tomografia abdominal com contraste revelou pâncreas com dimensões normais, atenuação preservada e ausência de dilatação do ducto pancreático principal. Endoscopia digestiva alta com esôfago distal compatível com doença do refluxo gastroesofágico em remissão. O diagnóstico de Pancreatite aguda foi descartado e a paciente foi encaminhada para atendimento ambulatorial para extensão da propedêutica. O diagnóstico de Macroamilasemia pode ser realizado a partir do cálculo da razão de depuração amilase-creatinina (ACCR), que é calculada pela fórmula: (Amilase urinária x Creatinina sérica x 100)/ (Amilase sérica x Creatinina urinária). A paciente apresentou ACCR com resultado inferior a 1%, sendo confirmado o diagnóstico. Todas as informações coletadas tiveram sua veiculação aprovada pela paciente.

Conclusões

Em pacientes com elevação isolada de amilase sérica, o diagnóstico de Macroamilasemia deve ser suspeitado. Essa condição benigna apresenta relevância clínica porque pode ser motivo de confusão com outras causas de hiperamilasemia.

Palavras Chave

Macroamylasemia; Amylase activity; Acute Pancreatitis;

Área

Trabalhos Científicos

Autores

MARIA VARGAS SOARES DE SA