Dados do Trabalho
Título
A CORRELAÇÃO ENTRE OS NUTRIENTES E A EVOLUÇÃO E O PROGNOSTICO DA DOENÇA DE ALZHEIMER
Introdução
O Alzheimer é a doença neurodegenerativa mais relacionada à idade, sendo descritas diversas manifestações cognitivas e neuropsiquiátricas que acarretam em deficiência progressiva e incapacitação. A partir da evolução do decorrer dos casos, outras alterações associadas à memória e na cognição foram evidenciadas, sendo citada como fator de retardo da evolução da doença o padrão de alimentação do sênior.
Objetivos
Demonstrar a relação entre a nutrição e a progressão da doença de Alzheimer, tanto como forma de prevenção da mesma quanto melhoras dos quadros clínicos dos pacientes portadores dessa enfermidade.
Delineamento e Métodos
Foram analisados artigos originais, cujas pesquisas foram realizadas nas plataformas eletrônicas United States National Library of Medicine (PubMed) e Google Acadêmico (Academic Google). Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 10 artigos para análise dos efeitos de determinados nutrientes e a sua relação no prognóstico da Doença de Alzheimer.
Resultados
Foi relatado nesses estudos que uma alimentação rica em componentes antioxidantes e anti-inflamatórios resultaram em melhorias na cognição, na função neuronal, na aprendizagem e na memória. Assim como foram observados melhoras neuronais com alimentação ricas nesses alimentos, foi demonstrado forte interação de determinadas dietas alimentares regionais, como por exemplo dieta DASH, dieta mediterrâneo e dieta cetogênica, com a evolução do bom prognóstico da doença, enquanto outras dietas alimentares regionais como a dieta ocidental foi relacionada ao mau prognóstico da enfermidade.
Conclusões
Com a evolução deste trabalho foi possível revisar, na literatura médica, os principais aspectos que revelem o desenvolvimento/retardo da doença de Alzheimer e sua relação com a alimentação do idoso. Assim, os estudos demonstraram que a nutrição está diretamente relacionada com o prognóstico da Doença.
Palavras Chave
Alimentação, demência de alzheimer, declínio cognitivo.
Área
Trabalhos Científicos
Instituições
Faculdade Dinâmica - FADIP - Minas Gerais - Brasil
Autores
DIEGO AQUINO DE TOLEDO, THIAGO AUGUSTO DOS SANTOS, LARA RAFAELA RODRIGUES DE OLIVEIRA, ANA LUCIA LEITE DORNELAS, MARIA ELIZA DE CASTRO MOREIRA