Dados do Trabalho


Título

IMPORTANCIA DO RACIOCINIO CLINICO NO DIAGNOSTICO DE UMA MANIFESTAÇAO ATIPICA DE MICOSE CUTANEA

Introdução

Existem algumas doenças que se manifestam de forma incomum e que podem gerar diagnósticos precipitados se não for realizado um bom exame clínico.

Objetivos

O objetivo do estudo foi determinar a importância do raciocínio clínico na busca de um diagnóstico certeiro.

Descrição do caso

AJF, sexo masculino, 80 anos, acamado, não contactante, em uso de fralda e dieta enteral, levado ao hospital em péssimas condições de higiene. Fez uso prévio de ceftriaxona, amoxicilina e prednisona. Ao exame físico, apresentava lesões crostosas com descamação laminar em todo dorso e glúteos com regiões de hiperemia, descolamento de epiderme e saída de sangue, associado a prurido intenso. Ademais, apresentava lesões em alvo em membros superiores. Aos exames laboratoriais apresentava proteína-C reativa de 176,3; 4,01 milhões de hemácias; hemoglobina de 11,5; hematócrito de 34,5; leucócitos de 9020 sem desvio e plaquetas de 278.000.
Devido às características da lesão desse paciente, associado a antibioticoterapia recente, levantou-se inicialmente a hipótese de Steven-Johnson e Eritrodermia. Ao longo da internação e a partir de um exame clínico minucioso, afastaram-se essas hipóteses por notar-se que as lesões poupavam mucosas, e por manifestar-se de forma mais localizada em dorso. Posteriormente, obteve-se a informação de que os banhos de leito deixavam o dorso do paciente úmido, constantemente em contato com o lençol, associado ao uso de corticoide recente, um imunossupressor, levantou-se a micose cutânea como hipótese principal.
As micoses cutâneas podem iniciar com escoriações na pele que, a partir de um desequilíbrio na microbiota residente, como a umidade e calor, levam os fungos a se fixarem no extrato córneo e se nutrirem da queratina presente, podendo causar uma reação inflamatória. Nesse sentido, pacientes acamados e em más condições de higiene são acometidos frequentemente por infecções fúngicas, visto que são condições que favorecem sua instalação e proliferação. Manifestam-se mais comumente como pápulas de superfície escamosa, bordas bem nítidas e pruriginosas. Após iniciado o tratamento empírico com fluconazol e metronidazol, notou-se uma melhora progressiva da lesão deste paciente.

Conclusões

Concluindo, a manifestação incomum da lesão do paciente levou a diagnósticos equivocados, que, após um exame clínico mais detalhado associado a um raciocínio clínico eficaz, levaram a um diagnóstico mais certeiro e à melhora clínica do paciente.

Palavras Chave

Micose cutânea; Raciocínio clínico; Manifestação atípica

Área

Trabalhos Científicos

Autores

NATALIA ESCOURA VENDRAMINI, VANESSA LIMA CARVALHO, LUIS FERREIRA NETO, MARIA EDUARDA SANTOS RESENDE, SAMUEL MACHADO OLIVEIRA