Dados do Trabalho


Título

CUIDADOS PALIATIVOS E CUIDADOS DO FIM DE VIDA

Introdução

No momento que a enfermidade se encontra em fase avançada, apresentando sinais de que a morte se aproxima, determina-se como a fase de cuidados de fim de vida. O Cuidado Paliativo fundamentado por medidas preventivas e do conforto do sofrimento, apresentando identificação prévia, análise pertinente e terapia da dor, assim como de outras dificuldades de ordem física, psicossocial e espiritual.

Objetivos

Identificar os cuidados paliativos e os cuidados do fim de vida encontrados na literatura.

Delineamento e Métodos

Artigo de revisão sistemática que seguiu as recomendações PRISMA (Principais Itens para Relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises). A busca foi conduzida na base de dados Biblioteca Virtual em Saúde por uma pesquisadora independente. Utilizaram formulários padronizados, que obedeceram aos critérios de inclusão e exclusão contidos no Teste de Relevância 1, aplicado aos títulos e resumos dos artigos e no Teste de Relevância 2, aplicado ao artigo na íntegra, selecionado nos testes de relevância 1.

Resultados

Inicialmente, foram encontradas 155 publicações potencialmente elegíveis para participarem do presente estudo. Após a aplicação do Teste de Relevância 1 e da leitura dos títulos dos artigos, foram excluídos 103. Posteriormente, foram lidos os resumos de 52 artigos, excluindo-se 44. Restaram 8 artigos que foram lidos na íntegra e submetidos aos critérios do Teste de Relevância 2, resultando na exclusão de dois estudos por não estarem no idioma incluído. A amostra ficou composta por seis estudos.

Conclusões

É notório que os cuidados em fim de vida necessitam promover o conforto e preservar a dignidade do enfermo. Da mesma forma, têm-se que os cuidados paliativos proporcionam qualidade de vida tanto para os enfermos quanto para os familiares, a fim de suportar o enfrentamento dos obstáculos provocados pelas doenças alarmantes da vida. Nota-se o cuidado diante a proteção da dignidade e a garantia do conforto do sofrimento através de decisão entre médico, paciente e familiares. Logo, é necessário prevenir e tratar o sofrimento físico, psicossocial e espiritual, assim como o ofertar apoio e eliminar todo e qualquer tratamento que não apresenta vantagem para o paciente.

Palavras Chave

Cuidados paliativos, assistência terminal, Cuidados paliativos na terminalidade da vida.

Área

Trabalhos Científicos

Autores

MARIA LUIZA MACHADO DO NASCIMENTO, FLÁVIA BRUNO CURSINO RAPOSO, LAURA FERNANDES AREDES CUNHA, AMY FERRAZ PIZZOL, CRISELLEN DELOGO SINETE