Dados do Trabalho


Título

DOENÇA DE BEHÇET COM ACOMETIMENTO OCULAR GRAVE

Introdução

A doença de Behçet constitui uma vasculite sistêmica, que acomete de pequenos a grandes vasos. É caracterizada por manifestações mucocutâneas, pulmonares, cardiovasculares, gastrointestinais e neurológicas. É uma comorbidade potencialmente grave, especificamente quando ocorre acometimento oftalmológico com uveíte, o sistema nervoso central ou grandes vasos, como aortite. O diagnóstico precoce e a instituição de tratamento adequado são determinantes do prognóstico.

Objetivos

Apresentar um caso raro sobre a doença de Behçet, na sua apresentação clínica mais exuberante e por fim demonstrar como um reconhecimento precoce dessa condição auxilia em um melhor prognóstico do indivíduo acometido.

Descrição do caso

Paciente sexo feminino, 78 anos com quadro de úlceras de repetição na região oral e na vulva desde a adolescência, sem diagnóstico. Esses episódios ocorriam em surtos e apresentava longos períodos de remissão, sem nenhum fator desencadeante associado. Em 2018, teve o primeiro evento de uveíte anterior no olho direito, fez o tratamento com prednisona, porém não foi identificado a causa subjacente do evento e não foi encaminhada ao reumatologista. Em fevereiro de 2022, a mesma apresentou o segundo episódio de uveíte no olho direito, o quadro foi mais grave que o primeiro, evoluindo para amaurose. Foi encaminhada para o reumatologista e recebeu o diagnóstico de Doença de Behçet , pois apresentava úlceras orais recidivantes (mais de três vezes por ano), lesões oculares e úlceras genitais recidivantes. Os exames laboratoriais mostravam um padrão inflamatório com VHS de 98 e PCR acima de 5, mas sem outras alterações, fator reumatoide negativo, FAN padrão nuclear pontilhado fino 1.60. Foi iniciado o tratamento para a paciente com metotrexato 20 mg, uma vez por semana e ácido fólico 5 mg por semana. Após a instituição da terapia medicamentosa, a paciente não apresentou mais episódios de úlceras orais e genitais e também não desenvolveu mais uveíte.

Conclusões

A Doença de Behçet é uma doença rara que apresenta um conjunto de sintomas e sinais variados que podem ser facilmente confundidos com outras patologias. Dessa forma, é necessário reconhecer a forma de apresentação dessa comorbidade pois o tratamento precoce auxilia em um melhor prognóstico e redução das possíveis sequelas.

Palavras Chave

Doença de Behçet
Diagnóstico
Uveíte Anterior

Área

Trabalhos Científicos

Autores

YASMIN ROSA STORCK ROCHA RODRIGUES, LAYLLA LUIZA FERREIRA AZARA, LUCAS VOIGT PISCONTI MACHADO, LUCAS MIRANDA LAGE , JOAO PEDRO PEREIRA BARCELOS