Dados do Trabalho


Título

BRONQUITE PLASTICA POS COVID-19 E ECMO: RELATO DE CASO

Introdução

Relato de caso de indivíduo do sexo masculino, 38 anos, sem comorbidades. Diagnóstico de COVID 19 confirmado, evoluindo com Síndrome da Angústia Respiratória Aguda grave. Internado em UTI com necessidade de Oxigenação por membrana extracorporal (ECMO) devido quadro severo de hipoxemia e hipercapnia, com posterior exteriorização de molde brônquico por traqueostomia.

Objetivos

Relato de caso de rara condição pulmonar associada a ECMO em indivíduo COVID 19 positivo, no Brasil.

Descrição do caso

Paciente de 38 anos, obeso, sem outras comorbidades. Hospitalizado com COVID 19, em nono dia de doença, evoluindo com síndrome respiratória aguda grave com necessidade de O2 suplementar. Apresentou piora respiratória, encaminhado à UTI e intubado em 72 horas. Apesar de medidas instituídas, otimização da ventilação mecânica, bloqueio neuromuscular, protocolo de prona e óxido nítrico, permaneceu com critérios de hipoxemia grave e hipercapnia refratárias (pCO2>100 , PaO2/FIO2 <100) . Apresentava instabilidade hemodinâmica grave atribuída a acidose (pH 7,07), demandando suporte vasomotor em doses elevadas (noradrenalina 0,6 mcg/kg/min) em condições ameaçadoras a vida. Definido início de oxigenação por circulação extracorporal ECMO Veno Venosa, sítio femoro-jugular, realizada heparinização sistêmica. Iniciado suporte com fluxo 6 litros, FiO2 100%, Sweep 4. Após o início da assistência apresentou melhora hemodinâmica e ventilatória progressiva, com posterior suspensão de aminas. Permaneceu 10 dias em ECMO, foi submetido a traqueostomia e colocado em protocolo especial de desmame de ventilação mecânica. Após vinte dias de internação apresentou exteriorização de moldes brônquicos gelatinosos abudantes, sendo feito coleta do material para o anatomopatológico, evidenciando exsudato fibrino-leucocitário sugerindo bronquite plástica.

Conclusões

A bronquite plástica é uma entidade rara caracterizada por moldes muco fibrinosos acometendo a árvore traqueobrônquica. Os moldes podem ser exteriorizados pela tosse, broncoscopia ou em espécimes cirúrgicos. O tratamento da bronquite plástica não é específico, consistindo no controle das patologias causadoras, uso de terapia medicamentosa auxiliar e fisioterapia respiratória com objetivo de remoção dos moldes brônquicos.

Palavras Chave

COVID-19, ECMO, Bronquite plástica.

Área

Trabalhos Científicos

Instituições

Fundação Educacional Lucas Machado (FELUMA) - Minas Gerais - Brasil, Rede Mater Dei de Saúde - Minas Gerais - Brasil

Autores

EDUARDO CUNHA DE SOUZA LIMA, ANA LUIZA VALLE MARTINS, LUISA LAZARINO DE SOUZA CAMPOS